Espiritualidade

Temos como fundamento da nossa espiritualidade o Sacrifício Eucarístico e o seu prolongamento pela adoração ao Santíssimo Sacramento e pela Oração da Sagrada Liturgia das Horas. A espiritualidade Eucarística das FPSS está profundamente relacionada com a espiritualidade franciscana, de onde procedem nossos patronos primários São Francisco e Santa Clara de Assis. Eles nos ensinam que o caminho do esvaziamento vivido por Cristo em suas três Kénosis (Encarnação, Paixão e Morte, Eucaristia) nos abre para acolhermos as Riquezas do Seu Amor.

Kénosis significa esvaziamento da vontade própria de uma pessoa e a aceitação do desejo divino de Deus. Na Encarnação, início da Sua Pobreza, Jesus Cristo se encarna e assume a nossa condição humana corrompida pelo pecado. Em Sua Paixão morre na Cruz assumindo a maior limitação humana, a nossa finitude, a morte. Na Eucaristia se faz alimento, pobre, humilde e escondido.

Assim, as três Kénosis de Cristo constituem o caminho pedagógico de nosso percurso formativo neste carisma Eucarístico. O caminho do esvaziamento impele cada FPSS a dar mais espaço no próprio coração para acolher o Mistério Eucarístico com toda a Sua beleza, profundidade e riqueza, de modo que a própria vida vá se tornando uma Eucaristia para os irmãos, uma configuração à Sua Pobreza Eucarística.

São Francisco e Santa Clara cultivavam afeto especial pelo Mistério da Paixão do Senhor. Como parte de nossa espiritualidade, as irmãs cultivam especial afeto pelas horas que recordam Sua agonia no Horto das Oliveiras na quinta-feira a partir das 21h, até Sua Morte na Cruz na sexta-feira às 15h. Na Vigília da Paixão, ligada diretamente ao Carisma Eucarístico, as irmãs contemplam a Pobreza do Senhor em Sua Paixão, nas intenções do Sumo Pontífice, Bispos e sacerdotes, em espírito de reparação.