Casa Nossa Senhora Mãe dos Pobres
MACAÉ – RJ

A missão em Macaé foi fundada em dezembro de 2007 pelos irmãos do Instituto Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento, com a primeira Santa Missa celebrada aos dias 21 de janeiro de 2008.  Aos 19 de outubro de 2008 o Instituto dos Filhos da Pobreza transferiu a missão para o Instituto das Filhas da Pobreza, mantendo por um tempo o acolhimento masculino, com a identidade de Casa São José. No ano de 2011, houve a mudança da identidade de acolhimento, passando a ser casa Nossa Senhora Mãe dos Pobres, apenas com acolhimento feminino.

O acolhimento em nossas casas é principalmente para os pobres abandonados que se encontram em situação de rua em total indigência. Atualmente acolhemos 12 senhoras, sendo seis delas totalmente dependentes de cuidados. São realizadas diversas atividades como terapias ocupacionais, terapias individuais, atividades físicas, atividades lúdicas em geral, tudo com auxílio de voluntários.

Ao acolhermos essas doze senhoras queremos responder ao chamado de Nosso Senhor e seu santo Evangelho acolhendo-O nos pobres. Nossas acolhidas participam parcialmente da nossa vida em comum, sendo respeitadas em suas limitações, cultura e história através da gratuidade do amor. Esse Amor buscamos encontrar na Adoração Eucarística, pois precisamente no ato pessoal de encontro com o Senhor amadurece também a missão social, que já na Eucaristia está encerrada. (cf.SCar 66).

 

Contamos com o valioso auxílio de sacerdotes que celebram o Santo Sacrifício da Missa em nossa capela de segunda à sexta-feira às 8h30.Temos ainda Adoração comunitária todos dias às 17h.

A missão em Macaé é mantida financeiramente pela Providência Divina por meio de doações espontâneas, bazar, vendas de pães e os eventos do qual participamos durante o ano nas paróquias. Além disso, em nossa Casa Fraterna, acontecem dois eventos ao ano. O primeiro é a “Festa Julina”, o segundo é a “Noite Franciscana” no mês de outubro, sendo precedida da Santa Missa. Nesses eventos contamos sempre com a participação e ajuda generosa dos leigos.

Aos que desejarem visitar-nos ou fazer uma doação, pedimos, por gentileza que entrem em contato por telefone para informarmos sobre os horários das atividades. A casa está aberta para visitas de terça a Domingo, das 10h às 18h.

Ajude a nossa missão, seja um Benfeitor ou um Voluntário. Estamos precisando de voluntários: Fisioterapeutas, Professores de educação física, Terapeuta ocupacional para as acolhidas que ficam em casa!

Endereço:

Av. Otoniel Gomes Tavares, 635. Lar São Francisco de Assis.
Bairro São José do Barreto, Macaé, RJ
CEP: 27965-055

Contatos:
Fixo: (22) 2791-1237 ou 

(22) 98.126-8102

E-mail: macae@filhasdapobreza.org

Doações:

Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Ag. 0184 | OP 003
C/C. 5020-9

CNPJ 18.163.697/0012-30

Fraternidade de Aliança Toca de Assis

BANCO DO BRADESCO
Ag: 1545 | C/C.: 52427-1
CNPJ 02.019.254/0015-82


fOTOS