Relação com os Leigos

“Cada cristão, quanto mais se santifica, tanto mais fecundo se torna para o mundo”.
(Papa Francisco)

 “A vocação própria dos leigos consiste precisamente em procurar o Reino de Deus ocupando-se das realidades temporais e ordenando-as segundo Deus” (Cat. 898). No espírito de comunhão, são chamados também a assimilar com fidelidade em suas vidas as características da espiritualidade deste Instituto.

A participação dos mesmos em nossa espiritualidade se dá pelo cultivo e crescimento da vida Eucarística, através da participação da Santa Missa conforme possibilidades dentro de seu estado de vida, de visitas e momentos de Adoração, do zelo por tudo aquilo que circunda o Mistério Eucarístico e do amor aos pobres sofredores de rua oferecendo-lhes o alívio necessário em suas necessidades. Podem, em comunhão com a guardiã local, participar juntamente com a casa fraterna de momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, Cenáculos Marianos, pastorais de rua, bem como oferecerem o serviço de suas vidas de diversas maneiras concretas junto à comunidade.

Os leigos sempre fizeram parte do nosso carisma e inspiração original.

São chamados também a estarem inseridos em suas paróquias doando-se com amor no serviço do Reino de Deus e frutificando em dons o Carisma e espiritualidade que comungam junto deste Instituto. São os braços do Carisma que se estendem.

“… As famílias, que se alimentam da Eucaristia com a disposição adequada, reforçam o seu desejo de fraternidade, o seu sentido social e o seu compromisso para com os necessitados”.
(Exortação Amoris Laetitia, 186) p