TEMPLO VOTIVO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
CAMPINAS – SP

O Templo Votivo do Santíssimo Sacramento é uma Igreja da Arquidiocese de Campinas, situada no centro da cidade de Campinas a Rua Regente Feijó, 1359, como diria o saudoso Dom Bruno Gamberini (1950-2011), é o Coração pulsante da Arquidiocese de Campinas.

Em maio de 1942, Campinas viveu um dos mais belos dias de sua trajetória religiosa: o I Congresso Eucarístico Diocesano. De vários lugares do Estado de São Paulo, do Brasil e inclusive do exterior, peregrinos se prostraram diante do Diviníssimo Sacramento.

Sob o sopro do Espírito, V. Ex.ª Revmaª  Dom Paulo de Tarso teve uma inspiração por meio da qual perpetuou a glorificação Eucarística na Obra de Adoração Perpétua em Campinas: ofereceu-se a Jesus Sacramentado um culto perene de adoração, reparação e amor. O povo campineiro abraçou essa causa e respondeu com fidelidade ao dever de manter, com piedade, a perpetuação desse culto eucarístico.

Em 12 de julho de 1942, após a solene Santa Missa Campal, Jesus Sacramentado foi depositado no Ostensório do Congresso e levado em procissão até o Trono da Capela do Santíssimo Sacramento da Catedral, sede provisória da Obra de Adoração Perpétua. Diante do Deus Eucarístico, formulou-se o Voto de levantar em Campinas um Templo. Este se dedicaria somente à adoração ao Santíssimo Sacramento. Na data do jubileu de prata de Dom Paulo de Tarso, 25 anos após a mencionada obra de adoração perpétua, em 14 de julho de 1967, o Templo Votivo foi inaugurado pelo então bispo, Dom Antônio Maria Alves Siqueira.

O Templo Votivo tornou-se então um lugar de piedade eucarística onde diariamente se celebra o Sacramento da Eucaristia e onde pode-se contemplá-Lo solenemente exposto no Trono de adoração durante todo o dia.

Esse dom, dado por Deus à Arquidiocese de Campinas, sempre acompanhou nossa história. Nos primeiros anos da Fraternidade Toca de Assis (que mais tarde daria origem ao Instituto religioso), quando éramos apenas um grupo com alguns poucos jovens, era neste local que nos reuníamos para a adoração ao Santíssimo Sacramento nos dias de pastorais de rua da praça da Basílica do Carmo, localizada a poucos metros do Templo Votivo. Neste lugar nasceu nossa espiritualidade eucarística.

Mas foi em 12 de outubro de 2003, que nosso Instituto Religioso, a convite do então Arcebispo Dom Gilberto Pereira Lopes, passa a zelar oficialmente por este Templo de Adoração sucedendo a Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado que foram responsáveis pelo Templo desde a idealização até esta data.

Nossa missão como Filha da Pobreza no Templo Votivo é administrar este Templo de adoração, na dimensão pastoral onde asseguramos com a Arquidiocese de Campinas (Clero e leigos) o cumprimento deste voto de adoração ao Santíssimo Sacramento, na dimensão litúrgica preparando tudo o que envolve o culto Eucarístico: o canto, preparo para a Santa Missa, atividades oracionais do Templo, e ainda na dimensão administrativa que envolve a manutenção do imóvel, limpeza, segurança, etc

Atualmente nossa Comunidade Religiosa é composta por oito membros sendo seis irmãs professas e duas noviças.

Convidamos a todos para uma visita ao Templo Votivo, que proporciona uma experiência de encontro com o Senhor, como um ato profundo de amor.

Endereço:

Rua Regente Feijó, 1359,
Centro, Campinas, SP
CEP 13013-052
(19) 3231-1846

Facebook:
Templo Votivo

E-mail: templovotivo@gmail.com

Doações:

Templo Votivo do Santíssimo Sacramento
Banco: Itaú
Agência: 0009
Conta corrente: 61100-5

CNPJ: 44.588.960/0102-33