Critérios e Apresentação

“Mostra-me os teus caminhos, Senhor o que queres de mim? ”

A vocação é o encontro de duas liberdades, a de Deus que chama e a do ser humano que responde.

“Está aqui o sentido da vocação à vida consagrada: uma iniciativa total do Pai (cf. Jo 15,16), que requer daqueles que escolhe uma resposta de dedicação plena e exclusiva (28). A experiência deste amor gratuito de Deus é tão íntima e forte que a pessoa sente que deve responder com a dedicação incondicional da sua vida, consagrando tudo, presente e futuro, nas suas mãos. Por isso mesmo, como ensina S. Tomás, a identidade da pessoa consagrada pode-se compreender a partir da totalidade da sua oferta, comparável a um autêntico holocausto”. (VITA CONSECRATA)

Diante desse caminho a percorrer, se você está disposta a buscar o chamado de Deus e percebe que é este o tempo, entre em contato conosco observando os requisitos abaixo:

Condições para o caminho Vocacional

  1. Ter a idade entre 16 e 33 anos,
  2. Ter concluído o ensino médio,
  3. Estar inserida em sua comunidade paroquial,
  4. Estar em dia com os sacramentos de iniciação cristã: Batismo, 1ª Comunhão, Crisma,
  5. Ser solteira,
  6. Não nenhum impedimento religioso e civil,
  7. Ter boa saúde.
Ao entrar em contato você jovem percorrerá um caminho de no mínimo um ano, tempo para que esse chamado de Deus possa amadurecer gradativamente e seu sim seja mais firme, livre e consciente.

Durante esse período participará de encontros periódicos, aprofundando a fé e o conhecimento do carisma das Filhas da Pobreza, como também se corresponderá sempre com sua acompanhadora por e-mail, cartas, telefonemas e redes sociais.

Durante esse período fará uma experiência em uma de nossas casas fraternas, provando assim de modo mais concreto o nosso carisma.

A acompanhadora fará uma visita se possível a sua família para conhecer melhor sua realidade pessoal, no final desse processo fará um retiro para acolhimento, onde o Instituto junto com a jovem fará esse discernimento.

“Não tenham medo daquilo que Deus lhes pede!
Vale a pena dizer “sim” a Deus.
N’Ele está a alegria!”
(Papa  Francisco)

Textos vocacionais

VOCAÇÃO: CHAMADOS A QUE … OU MELHOR POR QUEM?

Antes de qualquer reflexão, é necessário que saibamos o que significa a palavra vocação. A palavra vocação vem do latim vocare que significa chamado.Todos nós somos chamados,…

Leia Mais

VOCAÇÃO E SUAS DIMENSÕES

“Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação é caminhar para a realização feliz de si mesmo” Papa…

Leia Mais

ESTADOS DE VIDA: UM DISCERNIMENTO NECESSÁRIO

Ministros Ordenados Pela ordenação sacerdotal, se habilita a agir como representante de Cristo Cabeça da Igreja, em sua tríplice, função de sacerdote, profeta e rei. Os Bispos…

Leia Mais

Testemunho do Pe César – Quito

Sou o padre Cesar Barrionuevo sacerdote da Arquidiocese na cidade de Quito no Ecuador. Tive a graça de conhecer as religiosas do instituto das Filhas da Pobreza…

Leia Mais

Santa Clara e a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

“Era-lhe familiar o pranto pela paixão do Senhor: ou hauria das sagradas chagas a amargura da mirra, ou sorvia os mais doces gozos.”(LSC 30) A Paixão de…

Leia Mais

Com os mesmos sentimentos de Cristo

  A Vida Consagrada se configura aos sentimentos e atitudes do Coração de Jesus, na busca da Vontade do Pai e movida pelo Espirito Santo, manifesta o…

Leia Mais