Casa de Nazaré
BELO HORIZONTE – MG

Aos dias 08 de agosto de 2001, a comunidade religiosa feminina que residia em Sete Lagoas/MG foi transferida para Belo Horizonte e assim deu-se início a missão do Instituto das Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento na cidade. Ela esteve presente nos bairros Prado, Ouro Preto e Caiçara respectivamente e em maio de 2009 chegou ao bairro Santa Teresa onde atualmente se encontra.

Pertencemos nesta Arquidiocese de Belo Horizonte à Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha, da forania Nossa Senhora da Piedade, e buscamos em comunhão com a paróquia realizar trabalhos com os irmãos de rua que estão em nosso bairro envolvendo também os paroquianos nesse apostolado.        Em nossa capela Mãe do Santíssimo Sacramento alguns dias da semana é celebrada a Santa Missa (só inverti a ordem), acontecem todos os dias Adoração ao Santíssimo Sacramento, e em algumas ocasiões as 40 horas de Adoração, contando com a participação dos leigos da missão e demais fiéis que desejam estar com Jesus no silêncio da Adoração. Dessa forma, buscamos promover o culto eucarístico onde Jesus Sacramentado seja cada vez mais conhecido, amado e adorado.

A missão de Belo Horizonte é também referência para as vocacionadas do Instituto que residem em Minas Gerais e estados próximos. Assim acontecem eventualmente encontros vocacionais para ajudar nesse período de discernimento.

Esta missão já acolheu várias mulheres em situação de rua ao longo dos anos, algumas foram encaminhadas para abrigos de longa permanência, outras voltaram para as suas famílias e algumas permanecem conosco em outras missões do Instituto. Por questões institucionais no ano de 2018 a casa teve mudança de identidade, passando a ser casa de formação, e por isso não mais de acolhimento. Atualmente é chamada Casa de Nazaré, onde tem acontecido o período de formação do noviciado das Filhas da Pobreza.

Toda semana é realizada a Pastoral de Rua as quartas-feiras às 19h45, onde as religiosas juntamente com alguns leigos saem às ruas e levam além de uma escuta atenta, um abraço acolhedor e a esperança aos corações dos nossos irmãos que sofrem nas ruas, o alimento material. Nesta pastoral temos a experiência de nos encontrarmos com a face de Cristo Pobre e Crucificado.  A missão também atende em dois dias da semana os irmãos de rua que ficam nas redondezas, servindo café da manhã, almoço, roupas e kit de higiene.

Aos que desejam visitar-nos ou fazer uma doação, pedimos que entrem em contato conosco por telefone para maiores informações. As visitas podem acontecer de terça à quinta-feira, sábado e Domingo, das 10 às 18h.

Endereço:
Rua Pirite, 151, Santa Tereza
Belo Horizonte – MG
CEP 31010-420
(31) 3273-5757

Facebook:
Filhas da Pobreza – BH

E-mail: bh@filhasdapobreza.org

Doações:
Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento

BANCO – BRADESCO
AG 0783
CC 14644-7
CNPJ 18.163.697/0009-34

Fotos