O Ramo de Vida Contemplativa das Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento

O Instituto das Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento nasceu da adoração a Jesus no Sacramento de Seu Amor, e inspira-se na Pobreza Eucarística do Filho de Deus. Conservando no coração a humilde Presença de Cristo que adoram na Eucaristia, as Irmãs são chamadas a ser presença amorosa ao lado dos mais pobres sofredores deste mundo. Desde o início o Espírito Santo suscitou o Ramo Contemplativo, que mantém o espírito genuíno do Instituto, encarnando-o numa dimensão unicamente contemplativa, numa vida orante, claustral e oblativa. Assim, no dia 21 de fevereiro de 2001, algumas Irmãs iniciaram essa experiência numa pequena casa disponibilizada pelos monges Beneditinos, na cidade de Vinhedo – SP, Arquidiocese de Campinas.

Conservando o nome dado à primeira Casa Feminina do Instituto, fundada em 1997, a Casa de Vida Contemplativa recebeu o nome de “Casa Sacramento de Amor” e sua existência busca exprimir o significado deste nome: “A Santíssima Eucaristia é a doação que Jesus faz de si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus por cada homem. Neste Sacramento admirável, manifesta-se o amor ‘maior’: o amor que leva a ‘dar a vida pelos amigos’ (Jo 15, 13)” (Sacramentum Caritatis).

Atualmente o Instituto possui duas Casas de Vida Contemplativa, uma na cidade de Anápolis – GO, e outra na cidade de Maricá – RJ.