Caros irmãos e irmãs, temos um carisma dado a nós por Deus e a cada dia buscamos vivenciá-lo com gratidão e alegria e é belo ver que o próprio Senhor infunde esse carisma em muitos outros corações.
Segundo o padre Cencini: “O carisma religioso é, efetivamente, a revelação do eu, o nome que Deus me deu, aquela específica semelhança com Deus que sou chamado a expressar e na qual consiste a minha plena realização e santidade”¹.
A Igreja diz que os leigos contribuem para a vivência e difusão do carisma “a participação dos leigos traz inesperados e fecundos aprofundamentos de alguns aspectos do carisma, reavivando uma interpretação mais espiritual do mesmo e levando a tirar daí indicações para novos dinamismos apostólicos. ”²
Segue a partilha da leiga Cibele da missão de Belo Horizonte que nos traz essa riqueza do carisma como identidade e presente de Deus em sua vida:
Paz e bem! O que dizer de um carisma que me preenche, pertence e me dá um novo significado a cada instante. Assim é minha vida na Toca de Assis. Conheci a Toca de Assis no ano 2000 e ao me aproximar do Instituto fui me descobrindo enquanto pessoa e conhecendo o sentido da minha vida.
Nos primeiros anos de contato e vivência nas pastorais de rua desejei morrer, pois já me considerava realizada e pensava “se morresse agora, morreria feliz”. Um sentimento de plenitude permeava meu coração. Quando me questionavam o porquê da proximidade com a Toca, eu dizia “sabe quando você se apaixona pela primeira vez e não quer mais nada, só pensa na pessoa…” é essa semelhança, o sentimento que trago em relação à Toca, ao carisma e ao Cristo que me foi apresentado de uma maneira como nunca tinha visto antes.
Sim, o Cristo Eucarístico e o Cristo sofrido no pobre. A experiência com a Toca me fez e faz ver o Senhor em toda parte. Quando experimentei o mistério do Deus que se fez homem e depois se fez alimento, entendi que a Toca era meu lugar. Aliás, corrijo aqui a forma como iniciei esse texto, não é minha vida na Toca de Assis e sim minha vida Toca de Assis. Pois o carisma está impresso na minha identidade, assim como sou católica, mulher, ou seja, faz parte de mim.
Pela misericórdia do Senhor me foi concedido um carisma e sem ele estaria incompleta. Obrigada Senhor, obrigada leigas e leigos, obrigada irmãs e irmãos em situação de rua e obrigada irmãs e irmãos religiosos, enfim, obrigada Toca de Assis. ”
Cibele, Leiga da Missão de Belo Horizonte/ MG.
CENCINI, Amedeo. Vida fraterna: comunhão de santos e pecadores: “ – como o orvalho do Hermon- “ São Paulo: Paulinas ,2003.
JOÃO PAULO II. Exortação apostólica pós-sinodal “Vita Consecrata”: sobre a vida consagrada e a sua missão na igreja e no mundo. São Paulo: Paulinas ,2007.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok