No Natal de 1998, eu e mais cinco amigos iniciávamos a 1° pastoral de rua. Juntando um pouco de cada, conseguimos levar um panetone e uma marmitex a alguns moradores de rua naquela noite santa. Isso se repetiu também no ano seguinte. Nesse intervalo entre uma pastoral e outra, passamos a observar a necessidade das pessoas de rua e isso nos inquietou. Na época, com a autorização do nosso arcebispo Dom José e o nosso pároco Frei Ângelo, começamos a fazer pastoral de rua todas as sextas-feiras. O preparo da comida era realizado com a permissão do Frei Ângelo, na comunidade Nossa Senhora do Carmo.
Além da refeição distribuída uma vez na semana, o nosso grupo de amigos, passou também a oferecer aos sábados, o café da manhã, que era preparado por minha sogra D. Geralda, Clarissa, Marcia, Lurdinha e minha esposa Sandra. A entrega do café era feita no meu caminhão Agrale. Em seguida, cortávamos o cabelo de muitos e por vezes, chegávamos a trazê-los às nossas casas para tomarem banho e receberem uma peça de roupa limpa.
A cada dia nosso trabalho ia crescendo e chegando ao conhecimento de muitas pessoas que nos ajudavam com suas doações. Chegamos num momento em que o desejo de termos uma casa para o acolhimento desses irmãos, nos levou a acolhermos alguns em nossos próprios lares! O ano de 2000, foi o ano em que conhecemos a Toca de Assis em Campinas.
Nosso arcebispo Dom José, reconhecendo nossas necessidades à serviço de Cristo sofredor, divulgou nosso trabalho no jornalzinho 3° milênio, fato que resultou na doação de uma casa para o acolhimento dos mais necessitados. Coincidentemente, ou melhor, por providência nesse mesmo dia o fundador da Toca de Assis me ligou oferecendo a presença desse Carisma na cidade de Sorocaba. O que somente os desígnios de Deus explica!
Após o convite de participar do primeiro capitulo da Fraternidade Toca de Assis, demos abertura a primeira casa masculina, que se encontrava no bairro de Laranjeiras. Leigos e religiosos se uniam apesar das dificuldades, na alegria de iniciar os primeiros acolhimentos aos irmãos de rua.
No mês seguinte, a alegria foi podermos acolher a primeira comunidade das Irmãs, que se uniram a nós para testemunharmos juntos o Seu amor aos mais pequeninos nesta cidade.
E diante desta bonita e ousada caminhada, hoje a Fraternidade Toca de Assis continua firme e forte com 20 anos de Toca Sorocaba através da presença das Irmãs.
Eu sou o Paulo de Sorocaba e juntamente com minha família que sempre me acompanhou em todo este testemunho de vida.