Vida de oração

Santa Missa e adoração Eucarística

As Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento têm como fundamento da sua espiritualidade o Sacrifício Eucarístico e o seu prolongamento pela adoração ao Santíssimo Sacramento. Por isso as Irmãs participam todos os dias da Santa Missa, ordinariamente celebrada na própria Comunidade, fazem no mínimo uma hora de adoração individual ao Santíssimo Sacramento, além de uma hora comunitária, consagrando-se sem reservas a este mistério em espírito de reparação.

Em comunhão com o Instituto têm, conforme o espírito de S. Francisco e S. Clara, especial culto aos mistérios da vida de Jesus Cristo que nos falam do seu amor, pobreza e humildade, principalmente os de sua Santa Paixão. Por isso as horas de adoração da quinta-feira a partir das 21h, até a sexta-feira às 15h são um momento particular voltado ao mistério da Paixão do Senhor, à reparação e a intercessão, nas quais as Irmãs dedicam-se à oração e contemplação, rezam pelo Santo Padre, pelos Bispos e sacerdotes, pela vida consagrada, por nossa família religiosa, pelas necessidades do mundo e da sociedade.

 

Liturgia das Horas

“A Liturgia das Horas é a oração da Igreja, pela qual são santificados, por meio de cantos de louvor, ações de graças e orações, tanto o curso completo do dia, como a totalidade das atividades humanas. Nela, além de louvar a Deus, a Igreja transmite a ele os sentimentos e desejos de todos os fieis cristãos. Mas ainda: pede a Cristo, e por ele ao Pai, pela salvação do mundo inteiro”. (cf. Inst. geral da Lit. das Horas).

 

As Irmãs, buscando atender o mandato do Senhor de orar sem cessar, assumem integralmente a Liturgia das Horas como perfeito culto de adoração, louvor e glorificação de Deus e como intercessão pelo mundo, celebrando diariamente todo o curso da Oração das Horas.

 

Lectio Divina

 “A santidade não é concebível senão a partir de uma renovada escuta da Palavra de Deus… É lá, com efeito, que o Mestre se revela, educa o coração e a inteligência. É lá que se amadurece a visão da fé, aprende-se a olhar a realidade e os acontecimentos com o mesmo olhar de Deus, até se chegar a ter o pensamento de Cristo” (PC 24).

As Irmãs meditam a Sagrada Escritura diariamente por uma hora. Pondo-se com amor na presença de Cristo buscam ouvir com atenção e diligencia sua voz e atender seu convite de conversão acolhendo com amor de adoração a Palavra da Vida.

 

Devoção Mariana

Buscando honrar a Mãe de Deus com filial devoção e acolhendo o seu apelo que, na aparição em Fátima, pediu insistentemente que se rezasse o terço todos os dias, oferecendo a oração pela paz no mundo, diariamente as Irmãs recitam o terço em comum, meditando os mistérios da vida de Jesus através do Coração de Nossa Senhora, bem como a oração do Ângelus em seus respectivos horários.