“Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação é caminhar para a realização feliz de si mesmo” Papa Francisco
O que é vocação?
A palavra vocação deriva do verbo vocare que significa “chamar”. É a tradução do termo “vocatione” quer dizer chamado, convite, apelo. A vocação é o chamado de Deus dirigido a toda pessoa humana, em vista da realização de uma missão ou serviço em favor da comunidade. É o chamado do Pai, por meio de Jesus Cristo na força do Espírito Santo e tem como finalidade a realização plena da pessoa humana.

Toda pessoa é vocacionada, é eleita por Deus.

Vocação, uma palavra que está na boca de muita gente, mais que em algumas ocasiões não é entendida no seu sentido mais profundo. Diz por ai que vocação é ser padre e freira.

Esse é o conceito de vocação que o nosso povo tem, que não está errado mais reduzido e incompleto.

A vocação é uma proposta ao homem, à qual ele pode aderir ou não, mais não lhe compete fabricá-la ou modifica- lá. 

  • O chamado de Deus é uma realidade que pode ser percebida somente dentro de uma dimensão de abertura, para si, para o outro e para Deus.
  • A vida é condição indispensável de realização da vocação. A existência é uma oportunidade de compreensão do projeto de Deus e também de atualização dos seus próprios sonhos e ideais.
  • O amor é a característica mais expressiva da vocação a qual Deus nos chama: amados por Ele, também podemos amar àqueles que fazem parte da nossa realidade e de uma maneira mais universal, todo o gênero humano.

Dimensões da vocação

Vocação Humana: É a vocação que recebemos gratuitamente de Deus; é o chamado à existência, a desenvolver a dignidade da vida.
Vocação Cristã: A resposta à vida de santidade compreende a todos os batizados, à todos os estados de vida, deve vir antes de qualquer escolha. É o chamado para seguir Jesus Cristo, imitá-lo e ser como Ele.
Vocação Específica: É aquela que caracteriza o estado de vida de uma pessoa.
Nos vários estados de vida, todos são chamados a santidade e ao seguimento no caminho da fé viva, que estimula a esperança e a caridade cada um com seus próprios dons e funções.