“A busca da beleza divina deve impelir-nos a cuidar da imagem divina deformada nos rostos dos irmãos e irmãs: rostos desfigurados pela fome, rostos desiludidos pelas promessas políticas, rostos humilhados de quem vê desprezada a própria cultura, rostos assustados pela violência cotidiana e indiscriminada, rostos de mulheres ofendidas e humilhadas, rostos cansados de migrantes sem um digno acolhimento, rostos de idosos sem as mínimas condições para uma vida digna” (cf. VC 75).
Cada Filha da Pobreza do Santíssimo Sacramento é chamada a amar os pobres com gratuidade e misericórdia, acolhendo-os com amor em suas fraquezas e necessidades, testemunhando, com toda a nossa vida, o amor que recebemos.
A Pastoral de Rua, vivida desde os primórdios deste carisma, é um modo particular pelo qual somos chamadas a ir ao encontro dos pobres abandonados nas ruas e praças de nossas cidades, levando a esperança e o amor de Deus aos seus corações sofridos e desprezados. Imitamos a Cristo, o “Bom Samaritano”, buscando aliviar suas chagas do corpo e da alma e restaurar sua dignidade de filhos de Deus. Nestas pastorais, buscamos meios de oferecer ajuda de maneira eficaz, como o encaminhamento para lugares específicos de recuperação e apoio.
Respondendo ao chamado de Nosso Senhor e de Seu Santo Evangelho, acolhemos os pobres abandonados que se encontram em situação de rua e total indigência em algumas de nossas casas fraternas, onde participam parcialmente de nossa vida em comum. Pelo caminho do amor gratuito, são respeitados em suas limitações, cultura e história. Estas casas são chamadas de “Casas de Acolhimento Nossa Senhora Mãe dos Pobres”.
Cada FPSS é chamada a cultivar a sensibilidade para com os que nos procuram, na certeza de que, no sofredor peregrino, é o Senhor quem misteriosamente nos visita (cf. EG 23).
A vida fraterna das Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento é enraizada no Amor Trinitário e no exemplo de Jesus Eucarístico. Buscamos fortalecer laços de comunhão, acolhimento mútuo e partilha, inspiradas por Francisco e Clara na jornada espiritual com nossas irmãs.
A espiritualidade das FPSS fundamenta-se no Sacrifício Eucarístico, na adoração ao Santíssimo Sacramento e na Liturgia das Horas, inspirada pela espiritualidade franciscana de São Francisco e Santa Clara. O caminho da Kénosis de Cristo prepara para acolher o amor divino, transformando a vida em uma Eucaristia de serviço e humildade.
O Apostolado Litúrgico das FPSS envolve a participação na Santa Missa, adoração diária ao Santíssimo Sacramento e a oração da Liturgia das Horas. Seu objetivo é testemunhar o amor e a devoção a Jesus Eucarístico, promovendo a fé na presença real de Cristo e reverência aos sagrados mistérios da liturgia.