Apostolado com os mais pequeninos

“O que fizestes a um desses irmãos mais pequeninos é a mim que o fizestes” Mt 25,40

 “A busca da beleza divina deve impelir-nos a cuidarmos da imagem divina deformada nos rostos dos irmãos e irmãs: rostos desfigurados pela fome, rostos desiludidos pelas promessas políticas, rostos humilhados de quem vê desprezada a própria cultura, rostos assustados pela violência cotidiana e indiscriminada, rostos de mulheres ofendidas e humilhadas, rostos cansados de migrantes sem um digno acolhimento, rostos de idosos sem as mínimas condições para uma vida digna” (cf. VC 75).

Cada Filha da Pobreza do Santíssimo Sacramento é chamada a amar os pobres com gratuidade e misericórdia, acolhendo-os com amor em suas fraquezas e necessidades. A Pastoral de Rua, vivida desde os primórdios deste Carisma é um modo particular pelo qual vamos ao encontro dos pobres abandonados, nas ruas e praças de nossas cidades, levando a esperança e o amor de Deus aos seus corações sofridos e desprezados, imitando a Cristo, o “Bom Samaritano”, aliviando suas chagas do corpo e da alma, buscando restaurar sua dignidade de filhos de Deus. Nestas pastorais, buscamos meios de oferecermos ajuda de uma maneira mais eficaz como por exemplo o encaminhamento para lugares específicos de recuperação e apoio.

Respondendo ao chamado de Nosso Senhor e de seu Santo Evangelho, acolhemos os pobres abandonados que se encontram em situação de rua em total indigência em algumas de nossas casas fraternas, onde participam parcialmente de nossa vida em comum, e pelo caminho do amor gratuito são respeitados em suas limitações, cultura e história. Estas casas são chamadas de “Casas de acolhimento Nossa Senhora Mãe dos Pobres.

Cada FPSS é chamada a cultivar a sensibilidade para com os que nos procuram, na certeza de que no sofredor peregrino é o Senhor quem misteriosamente nos visita (cf. EG 23).