Missão Eucarística

“A Eucaristia é fonte e ápice não só da vida da Igreja, mas também da sua missão: ‘Uma Igreja autenticamente eucarística é uma Igreja missionária’. (…) Não podemos abeirar-nos da mesa eucarística sem nos deixarmos arrastar pelo movimento da missão que, partindo do próprio Coração de Deus, visa atingir todos os homens; assim, a tensão missionária é parte constitutiva da forma eucarística da existência cristã”. (Sacramentum Caritatis 84).

O fundamento primaz de nossa vida apostólica é conformar-nos ao Mistério Eucarístico, deixando-nos transformar por Ele. Assim, testemunhamos através das nossas ações, palavras e modos de ser, o amor de Cristo aos irmãos. Toda nossa ação apostólica deve proceder da íntima união com Cristo, que nos confirma e alimenta.

Conforme o Catecismo da Igreja Católica, a missão de Cristo e do Espírito Santo realiza-se na Igreja, Corpo de Cristo e Templo do Espírito Santo. Esta missão conjunta associa a partir de agora os fiéis de Cristo à sua comunhão com o Pai no Espírito Santo: o Espírito prepara os homens, antecipa-se a eles por sua graça, para atraí-los a Cristo. Manifesta-lhes o Senhor ressuscitado, lembra-lhes sua palavra, abrindo-lhes o espírito à compreensão de sua Morte e Ressurreição. Torna-lhes presente o mistério de Cristo, eminentemente na Eucaristia, a fim de reconciliá-los, de colocá-los em comunhão com Deus, a fim de fazê-los produzir “muito fruto”. Contudo, o homem, especialmente o consagrado precisa estar com o coração aberto e disponível a essa ação salvífica e missionária de Cristo, que como Bom Pastor, sai em busca de suas ovelhas.

A missão da FPSS está diretamente vinculada à expansão do Reino que se traduz objetivamente em Amor-doação, ou seja, Amor Eucarístico, forma estupenda que o Senhor encontrou de perpetuar Sua Presença Real no meio de seu povo amado. Assim sendo, em resposta a este apelo, a filha da pobreza é enviada às cidades e paróquias como missionária da paz e do bem, para anunciar a Boa Nova do Evangelho a todos os que estão com os seus corações enrijecidos pela dor ou pelo desânimo, àqueles que estão cansados de seus fardos, e que por isso não creem mais, não adoram mais, não amam mais, não esperam mais. Essa Igreja em saída de que fala o nosso querido Papa Francisco é chamada a aproximar-se dos mais pobres, levando a paz, a esperança, e o amor de um Deus que não está distante, do contrário, habita em todos os sacrários da terra, e quer dar-se em alimento a todos os seus filhos.

De acordo com as Diretrizes estabelecidas no Diretório Litúrgico próprio, após pedido do Ordinário Local, as Missões são realizadas através de visitas domiciliares, onde as irmãs buscam levar a Palavra de Deus e despertar nos corações o amor aos mistérios do Santo Sacrifício da Missa e da presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo no altar, orientá-los à vida sacramental, e em comunhão com o pároco local realizar momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, unção dos enfermos, confissão, bem como apresentar conteúdos catequéticos de base aos grupos diversos, jovens, crianças, ministros da eucaristia, etc. E ainda, às comunidades mais distantes fomentar a formação dos grupos de reflexão da Palavra de Deus como alimento ao discipulado de Cristo.