Natureza e Finalidade

Recebemos o carisma das Filhas da Pobreza como um dom suscitado pelo Espírito Santo e manifestado na Igreja. Nasceu da adoração a Jesus no Sublime Sacramento e inspira-se na Pobreza Eucarística do Filho de Deus. Nossa identidade consiste em “amar, adorar e ofertar a vida ao Amor Eucarístico, partilhando com Ele de Sua Pobreza”.

Conservando no coração a humilde presença de Jesus que adoramos, somos chamadas também a reconhecê-Lo, encontrá-Lo e amá-Lo concretamente nos pobres abandonados, particularmente nos que se encontram em situação de indigência nas ruas.

A experiência do Amor-doação de Jesus no Santíssimo Sacramento conduz cada Filha da Pobreza a acolher a todos indistintamente, buscando ser uma presença que alivie os sofrimentos daqueles que mais necessitam, no anseio de alcançar a restauração de sua dignidade de filhos de Deus.

A finalidade deste carisma consiste em que através da própria vivência Eucarística, Jesus seja conhecido e amado no Santíssimo Sacramento do Altar. Para isso buscamos participar com todo o coração do Sacrifício Eucarístico e do seu prolongamento através da adoração, bem como no zelo pela Sagrada Liturgia e por tudo aquilo que circunda o Mistério Eucarístico, em espírito de reparação ao Coração de Jesus que tantas vezes é esquecido, abandonado e ultrajado. Também consiste na entrega e amor pela Santa Igreja, pelo clero e pelos pobres.