Chamamo-nos Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento porque nascemos do Coração de Jesus Sacramentado e, alimentadas por Ele, somos chamadas a nos configurarmos à Sua Pobreza Eucarística.
Nascemos do Coração de Jesus Sacramentado, um Coração que pulsa infinitamente de amor na Eucaristia. Este amor se torna visível para nós na humilde descida do Filho de Deus todos os dias no altar: Sua Pobreza Eucarística. “Pasme o homem todo, estremeça a terra inteira, rejubile o céu em altas vozes quando, sobre o altar, estiver nas mãos do sacerdote o Cristo, Filho de Deus vivo! Ó grandeza maravilhosa, ó admirável condescendência! Ó humildade sublime, ó humilde sublimidade! O Senhor do universo, Deus e Filho de Deus, se humilha a ponto de se esconder, para nosso bem, na modesta aparência de pão” (Carta a toda a Ordem, 26, 27).
A nossa vocação se inspira, portanto, neste modo como o Filho exprime Seu amor na Eucaristia, revelando o infinito amor do Pai por cada homem (SCar 1). Somos chamadas a ser “filhas” deste Seu modo de ser, deixando-nos transformar continuamente, pela ação do Espírito Santo, em alimento: doação, gratuidade e comunhão.
Nascemos do Coração de Jesus Sacramentado, um Coração que pulsa infinitamente de amor na Eucaristia. Este amor se torna visível para nós na humilde descida do Filho de Deus todos os dias no altar: Sua Pobreza Eucarística. “Pasme o homem todo, estremeça a terra inteira, rejubile o céu em altas vozes quando, sobre o altar, estiver nas mãos do sacerdote o Cristo, Filho de Deus vivo! Ó grandeza maravilhosa, ó admirável condescendência! Ó humildade sublime, ó humilde sublimidade! O Senhor do universo, Deus e Filho de Deus, se humilha a ponto de se esconder, para nosso bem, na modesta aparência de pão” (Carta a toda a Ordem, 26, 27).
A nossa vocação se inspira, portanto, neste modo como o Filho exprime Seu amor na Eucaristia, revelando o infinito amor do Pai por cada homem (SCar 1). Somos chamadas a ser “filhas” deste Seu modo de ser, deixando-nos transformar continuamente, pela ação do Espírito Santo, em alimento: doação, gratuidade e comunhão.
Recebemos o carisma das FPSS como um dom suscitado pelo Espírito Santo e manifestado na Igreja. O carisma, do grego chárisma, significa um dom gratuito de Deus aos crentes, que tem uma utilidade eclesial (cf. 1Cor 12,7), sendo ordenado à edificação da Igreja, ao bem dos homens e às necessidades do mundo. É uma inspiração originária que fundamenta um determinado modo de vida, tendo como centro Deus e a Sua gratuidade.
A espiritualidade das FPSS fundamenta-se no Sacrifício Eucarístico e na adoração ao Santíssimo Sacramento, e está profundamente relacionada com a espiritualidade franciscana. O caminho da Kénosis de Cristo prepara para acolher o amor divino, transformando a vida em uma Eucaristia de serviço e humildade.
Nossos patronos, São Francisco, Santa Clara e Santa Catarina de Sena, são fonte de inspiração pela sua devoção, serviço aos pobres e amor à Eucaristia. Eles guiam nossa missão de fé, caridade e dedicação à Igreja.
A vida fraterna das FPSS é o lugar privilegiado para vivenciarmos a grande generosidade de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. 2Cor 8,9) no Santíssimo Sacramento, que, no mistério do Seu Corpo e Sangue, Se dá em comunhão a toda criatura humana.
"A Igreja pede que dediquemos tempo aos pobres, prestemos a eles amável atenção, escutemo-los com interesse, acompanhemo-los nos momentos difíceis, escolhendo-os para compartilhar horas, semanas ou anos de nossa vida, e procurando, a partir deles, a transformação de sua situação" (Documento de Aparecida, 397).
O aspecto que sobressai no apostolado litúrgico é o de promover a plena participação na Santa Missa e o seu prolongamento através da adoração, primeiramente testemunhando a centralidade do Mistério Eucarístico na própria vida e na vida da comunidade, e buscando encarnar, em toda a nossa existência, a lógica da Eucaristia.