Recebemos o carisma das FPSS como um dom suscitado pelo Espírito Santo e manifestado na Igreja. O carisma, do grego chárisma, significa um dom gratuito de Deus aos crentes, que tem uma utilidade eclesial (cf. 1Cor 12,7), sendo ordenado à edificação da Igreja, ao bem dos homens e às necessidades do mundo. É uma inspiração originária que fundamenta um determinado modo de vida, tendo como centro Deus e a Sua gratuidade.

Natureza

Nossa vocação como Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento se fundamenta na Eucaristia. Dela nasce, se alimenta e para Ela está constantemente orientada, nos configurando à Sua Pobreza Eucarística, em espírito de reparação.

A vida fraterna é o lugar privilegiado para vivenciar a grande generosidade de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. 2Cor 8,9) no Santíssimo Sacramento, que no mistério do Seu Corpo e Sangue Se dá em comunhão a toda a criatura humana.

Como expressão do amor por Cristo no Santíssimo Sacramento, somos chamadas a manifestar, especialmente aos mais pobres, Aquele mesmo amor que O impele a doar-Se continuamente na Eucaristia, reconhecendo neles Nosso Senhor Jesus Cristo Crucificado, lembrando Suas palavras no Evangelho: “Em verdade vos digo: cada vez que o fizestes a um destes Meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes” (Mt 25,40).

Finalidade

A finalidade deste carisma consiste em: exaltar e reparar o Santíssimo Sacramento do Altar, no espírito da sagrada liturgia da Santa Igreja, a dileta Esposa de Cristo; buscar a restauração da dignidade dos pobres como filhos de Deus; testemunhar o Santo Evangelho; amar os sacerdotes e colaborar na sua santificação; e, a exemplo de nossos patronos, amar a Santa Mãe Igreja, manifestando a alegria de lhe pertencer.

Vida Fraterna

A vida fraterna das FPSS é o lugar privilegiado para vivenciarmos a grande generosidade de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. 2Cor 8,9) no Santíssimo Sacramento, que, no mistério do Seu Corpo e Sangue, Se dá em comunhão a toda criatura humana

Apostolado com os Pobres

"A Igreja pede que dediquemos tempo aos pobres, prestemos a eles amável atenção, escutemo-los com interesse, acompanhemo-los nos momentos difíceis, escolhendo-os para compartilhar horas, semanas ou anos de nossa vida, e procurando, a partir deles, a transformação de sua situação" (Documento de Aparecida, 397).

Apostolado Litúrgico

O aspecto que sobressai no apostolado litúrgico é o de promover a plena participação na Santa Missa e o seu prolongamento através da adoração, primeiramente testemunhando a centralidade do Mistério Eucarístico na própria vida e na vida da comunidade, e buscando encarnar, em toda a nossa existência, a lógica da Eucaristia.

plugins premium WordPress