“Por leigos entende-se aqui todos os fiéis, com exceção daqueles que receberam uma ordem sacra ou abraçaram o estado religioso aprovado pela Igreja (…). Aos leigos compete, por vocação própria, buscar o Reino de Deus, ocupando-se das coisas temporais e ordenando-as segundo Deus” (Lumen Gentium 31).
Os leigos sempre fizeram parte do nosso carisma e inspiração original. São convidados, portanto, a participar da espiritualidade e missão do Instituto, em harmonia com o seu estado de vida e com a índole secular que lhes são próprias.
30 anos de Amor e Adoração!
Aos 13 de maio de 1994, dia de Nossa Senhora de Fátima, deu-se início na Praça Bento Quirino em frente à Basílica Nossa Senhora do Carmo em Campinas-SP, o movimento “Toca de Assis”.
Da vivência do movimento Toca de Assis, iniciado em 1994, nasceu o Instituto das Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento — um chamado à vida religiosa feminina por amor à Eucaristia e aos pobres abandonados.
As Filhas e Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento são dois Institutos de Vida Consagrada, originários do Movimento Toca de Assis. Com governos e constituições próprios, ambos compartilham o mesmo Carisma e Espiritualidade, expressos de maneiras distintas.