Nossa missão em São Paulo teve início em 2001, no bairro do Butantã, com a Casa Fraterna Nossa Senhora Mãe dos Pobres, um local de acolhimento para mulheres em situação de rua, onde permanecemos por onze anos. Infelizmente, tivemos que encerrar nossas atividades em 2012. Ficamos fora de São Paulo por quatro anos, mas, com a graça de Deus, retornamos ao bairro da Lapa em maio de 2016, estabelecendo uma casa para formação do Noviciado e das irmãs que se preparavam para os votos perpétuos, chamada Casa Fraterna do Sagrado Coração.
Após alguns anos e várias turmas de irmãs, em 2021, as irmãs que se preparavam para os votos perpétuos foram transferidas para outra casa formativa. Sentimos então que Deus nos chamava para algo novo em nossa missão em São Paulo, um local onde pudéssemos estar mais próximos dos pobres e das pastorais. Começamos a buscar uma nova casa, confiando na Divina Providência, e no dia 06/03/2021 nos mudamos para a Lapa de Baixo, onde estamos atualmente.
Agora chamada Casa Fraterna São Francisco e Santa Clara, realizamos nossas pastorais de rua semanalmente às quintas-feiras pela manhã, quando servimos café da manhã e escutamos um pouco sobre as histórias de vida e necessidades dos nossos irmãos em situação de rua. Também prestamos assistência em dois albergues da região, com escuta e apoio, além de organizarmos dois eventos anuais. Tem sido uma experiência maravilhosa estar com nossos irmãos, levando o amor de Deus a cada um deles.
Horário de visitas:
Para aqueles que desejam nos visitar, fazer uma doação ou ajudar com trabalho voluntário, pedimos que entrem em contato por telefone com antecedência.
Faça parte da nossa missão de servir aos mais necessitados, seja um benfeitor!
(11) 2589-0193 / (11) 99187-4917
sp@filhasdapobreza.org
Rua Félix Guilhem, 336- Lapa de Baixo, São Paulo/SP,
CEP: 05069-000
Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento
Caixa Econômica Federal
Agência: 3051
Operação: 003
Conta Corrente: 1283-2
PIX / CNPJ: 18.163.697/0003-49
Na alegria de pertencermos ao Senhor e por Ele sermos chamadas, iniciamos nossa missão em Sorocaba em 14 de fevereiro de 2001, vivenciando deste modo o carisma confiado a nós por Deus. Desde essa data tivemos acolhimento de senhoras que se encontravam em situação de abandono. Em 2009, mudamos para a casa que atualmente residimos, continuando com o mesmo perfil de acolhimento, e em 2016 por necessidade interna do nosso Instituto e para melhor atendimento as mesmas foram encaminhadas para um hospital, mudando assim o perfil da missão, passando a ser casa de formação inicial.
Em nossa capela acontece a Adoração ao Santíssimo Sacramento diariamente, sendo a Adoração fraterna com a oração das Vésperas geralmente as 17 hs onde todos são convidados.
Realizamos a pastoral de rua todas as terças-feiras iniciando-se às 19h30. Com a participação dos leigos, indo ao encontro daqueles que mais necessitam de alimento, cuidado, atenção e principalmente do Amor de Deus.
Contamos com a Providência que chega até nós através de doações fixas ou espontâneas de pessoas generosas e voluntários que desejam colaborar com essa obra de Deus.
Realizamos a venda de palha italiana, de artesanatos, bazar e eventos.
Entre em contato conosco e saiba mais como ajudar.
Horários de visita: Terça-feira a Domingo das 10 às 12hs ou das 14 às 19hs.
(15)3417-1035 | (15) 9882-23883
sorocaba@filhasdapobreza.org
Rua Alameda das Papoulas, 10, Jardim Simus,
Sorocaba – SP, CEP 18055-175
Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento
Caixa Econômica Federal
Ag. 02025 –OOP. 1292
C/C. 578995467-3
CNPJ. 18.163.697/0008-53
Desde nossa chegada à cidade de Santos, em 21 de dezembro de 2002, iniciamos a missão do Instituto das Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento, mantendo aceso em nós o desejo de vivermos o carisma que Deus nos confiou: encontrando-O diariamente no Sacramento do Altar e reconhecendo Sua presença nos pobres em situação de rua.
Nossa Casa Fraterna oferece o serviço de Acolhimento Institucional, na modalidade de abrigo para mulheres em situação de rua. Desenvolvemos ações para a proteção integral das acolhidas, efetivando seus direitos e estimulando seu protagonismo e desenvolvimento social e comunitário. Contamos com o auxílio de cuidadoras e voluntárias que nos ajudam na execução e desenvolvimento das atividades semanais, tais como: atividades de lazer, oficinas de artesanato, Dia da Beleza, atividade física, atividades lúdicas, alfabetização, oficinas de culinária e musicoterapia.
Realizamos a Pastoral de Rua, na qual contamos com a ajuda dos leigos. Saímos aos sábados, às 19h, para abordar os irmãos nessa situação, levando, sobretudo, o amor de Deus na escuta e nos conselhos a eles, além do alimento material.
Para manter nossas despesas nesta missão, é necessário realizar eventos que nos ajudam financeiramente. Por isso, promovemos venda de pizzas, noites de rodízio de pizza em nossa casa e uma festa junina anual. Fazemos pães e bolos caseiros, colaborando assim com nossas despesas.
As atividades recorrentes na casa são:
– Santas Missas às terças e quintas-feiras, a cada quinze dias, às 7h30, e aos domingos, às 10h30.
– Adoração Fraterna às segundas, quartas, sábados e domingos, às 17h.
– Vigília Eucarística nas quintas-feiras, às 21h, e nas sextas-feiras, às 14h.
Horário de visitas:
Recebemos visitas de pessoas que desejam conhecer e vivenciar nosso carisma. As visitas podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Pedimos que seja realizado contato telefônico antecipado para agendar as visitas.
Faça parte da nossa missão de servir aos mais necessitados, seja um Benfeitor!
Chegamos em Cotia no ano de 2001 para fundar a Casa Nossa Senhora Mãe dos Pobres, uma casa destinada ao acolhimento de mulheres em situação de rua. Em 2006, nossa comunidade se tornou uma casa de noviciado, e, naquela época, enfrentávamos dificuldades para pagar o aluguel.
A mãe de um de nossos benfeitores sonhou que via, em sua chácara, algumas irmãs com hábito marrom e véu branco caminhando e consagrando o terreno a São Miguel e a Nossa Senhora. Por graça de Deus, essa senhora nos doou a chácara. Durante anos, acolhemos senhoras em situação de rua que não tinham vínculos familiares. Fizemos algumas adaptações e chegamos a abrigar 20 religiosas, além de mais de 10 senhoras acolhidas. No entanto, sempre tivemos o desejo de construir uma casa maior nesse terreno.
Certo dia, um sacerdote que celebrava Missa em nossa casa convidou um engenheiro para nos visitar. Após a Missa, enquanto tomávamos café, expressamos nosso desejo de ampliar a casa. Em 2015, por um milagre de Deus, iniciamos a construção, e já estamos na fase de acabamento. Com a generosidade de muitas pessoas, continuamos nossa Campanha Tocando a Obra. Esta é a nossa Chácara Santa Maria dos Anjos, onde recebemos a etapa de formação à vida religiosa, o noviciado, além de acolhermos irmãs do Instituto para retiros e outras pessoas que desejam fazer uma experiência de nossa pequena “Betânia Eucarística”.
Nosso apostolado se concentra no acolhimento daqueles que nos procuram para retiros, bem como no atendimento a algumas famílias por meio de doações de cestas básicas. Frequentemente, produzimos pães que são vendidos em algumas paróquias, ajudando-nos a cobrir nossas despesas.
Faça parte da nossa missão de servir aos mais necessitados, seja um Benfeitor!
Horário de visitas:
Para aqueles que desejam nos visitar ou fazer uma doação, pedimos que entrem em contato conosco por telefone para mais informações. Nossos horários de atendimento são de segunda a quinta-feira, sábado e domingo, das 14h30 às 17h.
(11) 4616-2925 | (11) 95675-8989 (whatsapp)
cotia@filhasdapobreza.org
Rua Santos Dumont, 784
Paisagem Casa Grande, Cotia – SP
CEP: 06722-250
Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento
Caixa Econômica Federal
Ag. 3561 – OOP. 003
C/C. 469-7
CNPJ: 18.163.697/0002-68
O Templo Votivo do Santíssimo Sacramento é uma Igreja da Arquidiocese de Campinas, situada no centro da cidade de Campinas a Rua Regente Feijó, 1359, como diria o saudoso Dom Bruno Gamberini (1950-2011), é o Coração pulsante da Arquidiocese de Campinas.
Em maio de 1942, Campinas viveu um dos mais belos dias de sua trajetória religiosa: o I Congresso Eucarístico Diocesano. De vários lugares do Estado de São Paulo, do Brasil e inclusive do exterior, peregrinos se prostraram diante do Diviníssimo Sacramento.
Sob o sopro do Espírito, V. Ex.ª Revmaª Dom Paulo de Tarso teve uma inspiração por meio da qual perpetuou a glorificação Eucarística na Obra de Adoração Perpétua em Campinas: ofereceu-se a Jesus Sacramentado um culto perene de adoração, reparação e amor. O povo campineiro abraçou essa causa e respondeu com fidelidade ao dever de manter, com piedade, a perpetuação desse culto eucarístico.
Em 12 de julho de 1942, após a solene Santa Missa Campal, Jesus Sacramentado foi depositado no Ostensório do Congresso e levado em procissão até o Trono da Capela do Santíssimo Sacramento da Catedral, sede provisória da Obra de Adoração Perpétua. Diante do Deus Eucarístico, formulou-se o Voto de levantar em Campinas um Templo. Este se dedicaria somente à adoração ao Santíssimo Sacramento. Na data do jubileu de prata de Dom Paulo de Tarso, 25 anos após a mencionada obra de adoração perpétua, em 14 de julho de 1967, o Templo Votivo foi inaugurado pelo então bispo, Dom Antônio Maria Alves Siqueira.
O Templo Votivo tornou-se então um lugar de piedade eucarística onde diariamente se celebra o Sacramento da Eucaristia e onde pode-se contemplá-Lo solenemente exposto no Trono de adoração durante todo o dia.
Esse dom, dado por Deus à Arquidiocese de Campinas, sempre acompanhou nossa história. Nos primeiros anos da Fraternidade Toca de Assis (que mais tarde daria origem ao Instituto religioso), quando éramos apenas um grupo com alguns poucos jovens, era neste local que nos reuníamos para a adoração ao Santíssimo Sacramento nos dias de pastorais de rua da praça da Basílica do Carmo, localizada a poucos metros do Templo Votivo. Neste lugar nasceu nossa espiritualidade eucarística.
Mas foi em 12 de outubro de 2003, que nosso Instituto Religioso, a convite do então Arcebispo Dom Gilberto Pereira Lopes, passa a zelar oficialmente por este Templo de Adoração sucedendo a Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado que foram responsáveis pelo Templo desde a idealização até esta data.
Nossa missão como Filha da Pobreza no Templo Votivo é administrar este Templo de adoração, na dimensão pastoral onde asseguramos com a Arquidiocese de Campinas (Clero e leigos) o cumprimento deste voto de adoração ao Santíssimo Sacramento, na dimensão litúrgica preparando tudo o que envolve o culto Eucarístico: o canto, preparo para a Santa Missa, atividades oracionais do Templo, e ainda na dimensão administrativa que envolve a manutenção do imóvel, limpeza, segurança, etc
Convidamos a todos para uma visita ao Templo Votivo, que proporciona uma experiência de encontro com o Senhor, como um ato profundo de amor.
Horários e atividades do Templo Votivo
Abertura e Fechamento
Segunda a Sábado – 6:30 às 18:00
Domingo 08:40 às 17:00
Missas
07:30 Segunda à Sábado
09:30 Domingo
Cronograma de Orações
Segunda a Quarta
06:40 Laudes
07:30 Missa
16:30 Santo Terço, seguido de Adoração com Vésperas
Quinta
06:40 Laudes
07:30 Missa
16:30 Santo Terço
17:30 Vésperas com Benção do Santíssimo
Sexta
06:40 Laudes
07:30 Missa
14:00 Meditação da Paixão do Senhor
16:30 Terço
17:00 Vésperas
Sábado
06:30 Laudes
07:00 Ofício da Imaculada
07:30 Missa
16:30 Santo Terço, seguido de Adoração com Vésperas
Domingo
16:00 Adoração com Vésperas
Telefone:
(19) 3231-1846
(19)98916-2467 (financeiro)
(19)98915-9487
(19) 3231-1846
(19) 98916-2467 (financeiro)
(19)98915-9487
Email: templovotivo@gmail.com templovotivo@arquidiocesecampinas.com
Rua Regente Feijó, 1359, Centro, Campinas, SP
CEP 13013-052
Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento
Caixa econômica federal
Ag: 1211
C/C: 2114-2
Chave Pix: templo.votivo@filhasdapobreza.org
Esta missão teve início no final do mês de abril de 2010. É uma Casa da Arquidiocese de Campinas, situada na Rua Regente Feijó, 381 – Centro de Campinas/SP, que a princípio nos foi cedida para a moradia das religiosas e também para o desenvolvimento de um projeto com os pobres em situação de rua. Esse projeto não foi concluído devido ao falecimento do padre que estava à frente do mesmo, junto à Dom Bruno Gamberini.
Hoje sua finalidade é abrigar em um único local todo o desenvolvimento burocrático do Instituto das Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento. Nesta casa funciona todos os órgãos gerais do Instituto como: Ministra Geral com seu Governo (Conselho Geral), Secretaria e Arquivo Geral, Economato Geral, Formação Geral, Comunicação Geral, portanto é uma missão prestadora de serviços a todo Instituto.
Vivemos diariamente a Adoração ao Santíssimo Sacramento em nossa capela local. As pastorais nas ruas são desenvolvidas junto com os nossos irmãos religiosos. Às terças-feiras são realizadas de modo itinerante e às quartas-feiras em um ponto fixo (praça da Basílica do Carmo), onde acontece um momento de evangelização para as pessoas em situação de rua e depois é oferecido o alimento material.
Atualmente, acontece diariamente o atendimento nesta casa por ainda não termos em Campinas um local de atendimento específico para as pessoas em situação de rua. Alguns pobres nos procuram apenas para serem escutados e outros para ajudas mais objetivas como roupas, alimentos, cobertores, e em alguns casos com banho, corte de cabelo, entre outros. Também com os alimentos e roupas que recebemos de doação, conseguimos ajudar algumas famílias mais carentes.
Vivemos da Providência Divina, que acontece de diversos modos, inclusive com a fabricação e venda de biscoitos, com doações de diversos gêneros, e também com a realização de bazar.
Atualmente nossa maior necessidade é adquirirmos um local próprio para a construção da nossa Sede Geral ou um imóvel já construído que nos seja adequado.
Para colaborar entre em contato conosco.
(19)3326-6686 / (19) 98705-6493 (whatsapp)
casageral@filhasdapobreza.org
Rua das Camélias, 640 – Chácara Primavera,
Campinas – SP, CEP 13087-488
Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento
Caixa Econômica Federal
Ag. 1211 – OOP. 1292
C/C. 5791031919
CNPJ: 18.163.697/0001-87
PIX: casageral@filhasdapobreza.org