A vida fraterna das FPSS é o lugar privilegiado para vivenciarmos a grande generosidade de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. 2Cor 8,9) no Santíssimo Sacramento, que, no mistério do Seu Corpo e Sangue, Se dá em comunhão a toda criatura humana.
A vida fraterna, a exemplo de nossos patronos, é parte integrante do nosso carisma. Encontramos inspiração para a vivência da fraternidade no amor-doação de Jesus na Eucaristia, que nos ama todos os dias, servindo-nos com o Seu Corpo e Sangue na Sagrada Comunhão.
Olhando para Ele, nosso “Espelho de todos os dias”, como diz Santa Clara, buscamos estreitar os laços fraternos na convivência diária, favorecendo a comunhão. Aprendemos a partilhar a vida por meio da escuta, acolhida, diálogo e perdão.
“É em torno da Eucaristia, celebrada e adorada, que se constrói a comunhão dos corações, condição para qualquer crescimento na fraternidade” (VFC 14).
Nossos patronos, São Francisco, Santa Clara e Santa Catarina de Sena, são fonte de inspiração pela sua devoção, serviço aos pobres e amor à Eucaristia. Eles guiam nossa missão de fé, caridade e dedicação à Igreja.
"A Igreja pede que dediquemos tempo aos pobres, prestemos a eles amável atenção, escutemo-los com interesse, acompanhemo-los nos momentos difíceis, escolhendo-os para compartilhar horas, semanas ou anos de nossa vida, e procurando, a partir deles, a transformação de sua situação" (Documento de Aparecida, 397).
O aspecto que sobressai no apostolado litúrgico é o de promover a plena participação na Santa Missa e o seu prolongamento através da adoração, primeiramente testemunhando a centralidade do Mistério Eucarístico na própria vida e na vida da comunidade, e buscando encarnar, em toda a nossa existência, a lógica da Eucaristia.