Histórico

O RAMO CONTEMPLATIVO DAS FILHAS DA POBREZA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Desde o início, o Espírito Santo suscitou em nossa Família Religiosa o Ramo Contemplativo que mantém o espírito genuíno do Instituto, encarnando-o numa dimensão unicamente contemplativa, numa vida orante, claustral e oblativa.

Aos dias 20 de fevereiro, atualmente festa dos santos Jacinta e Francisco Marto, uma Irmã e três postulantes, movidas pelo desejo de viverem em clausura para adorar o Santíssimo Sacramento, em espírito de reparação e pelos sacerdotes da Igreja, iniciaram essa experiência numa pequena casa disponibilizada pelos monges Beneditinos, na cidade de Vinhedo – SP, Arquidiocese de Campinas.

Conservando o nome dado à primeira Casa Feminina do Instituto, fundada em 1997, a Casa de Vida Contemplativa recebeu o nome de “Casa Sacramento de Amor” e sua existência busca exprimir o significado deste nome: “A Santíssima Eucaristia é a doação que Jesus faz de si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus por cada homem. Neste Sacramento admirável, manifesta-se o amor ‘maior’: o amor que leva a ‘dar a vida pelos amigos’ (Jo 15, 13) ”. (Sacramentum Caritatis).

Atualmente o Instituto possui duas Casas de Vida Contemplativa, uma na cidade de Anápolis – GO, e outra na cidade de Maricá – RJ.