Natureza e Finalidade

A vocação contemplativa das Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento se fundamenta na Adoração Eucarística. Sua vivência nasce da Eucaristia, Dela se alimenta e para Ela está constantemente orientada, buscando ser uma resposta Àquele Amor que não cessa de estar presente em nosso meio, em espírito de reparação “Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.

As Irmãs vivem a sua consagração dedicando-se exclusivamente ao serviço de Jesus no Sacramento de Seu Amor. Assim, “por amor do Celeste Esposo” (LSC) seguem a disciplina da clausura como sinal externo de sua livre escolha de partilhar com Cristo pobre no Sacrário o mistério de seu despojamento por amor, assumindo deste modo o caminho pascal de Cristo. “À luz desta vocação e missão eclesial, a clausura corresponde à exigência, sentida como prioritária, de estar com o Senhor, escolhendo um espaço delimitado como lugar de vida… este modo particular de dar o “corpo” insere-as mais sensivelmente no mistério eucarístico”. (VC 5).

À exemplo da Bem-Aventurada Virgem Maria e de sua especial maternidade por todos os sacerdotes, suplicam a Deus pelas intenções do Sumo Pontífice e pelas necessidades da Igreja, cooperam na santificação do clero e oferecem suas vidas no silêncio, recolhimento e sacrifícios cotidianos em espírito de reparação: “Continuam na Igreja a presença e a obra de Maria. Acolhendo o Verbo na fé e no silêncio adorador, colocam-se ao serviço do Mistério da Encarnação e, unidas a Jesus Cristo na sua oblação ao Pai, tornam-se cooperadoras no Mistério da Redenção” (VS 4); intercedem por todo o Instituto, e sustentam, através da oração e contemplação, suas atividades apostólicas. Sua colaboração concreta para o apostolado orienta-se ao serviço da Igreja e à restauração das almas em Cristo, especialmente a dos mais pobres e sofredores deste mundo.

CLAUSURA

A clausura vivida pelas Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento neste Ramo é de natureza Constitucional. A disciplina da clausura e disciplina própria encontram-se em Estatuto próprio.